Buscar
  • totalware

Novo Malware bancário


Um Malware bancário vem atacando os clientes corporativos de instituições financeiras do Brasil. O Malware é chamado de CamuBot, e se camufla como um módulo de segurança requerido pelo aplicativo do banco alvo do ataque, e engana a vítima para roubar suas credenciais.


A primeira atividade do Malware foi detectada no mês passado. Desde então, os Ciber-criminosos têm dirigido ataques tanto a empresas privadas quanto a organizações públicas. O vírus, além de usar o logotipo do banco, possui a mesma aparência de uma aplicação de banking.


O golpe começa com a ligação de um Ciber-criminoso que se passa por um funcionário do banco, que induz a vítima a visitar um site falso para verificar se o módulo de segurança está atualizado. Como parte da armadilha, a suposta verificação de validade resulta negativa, e o golpista indica o local para fazer o download e instalação de um “novo” módulo para resolver o problema.


O CamuBot é executado no computador da vítima logo que a instalação começa, por trás da interface do aplicativo falso. Para driblar antivírus e firewalls o Malware, que possui privilégios de administrador, adiciona a si mesmo à lista de programas aprovados.


Após a instalação, o usuário é redirecionado para um site de “Phishing” que se parece com um portal do banco. O ataque se completa quando a vítima faz login em sua conta bancária, entregando, sem saber, suas credenciais ao invasor.


Para que você não caia neste golpe, basta seguir algumas dicas:

  • Utilize softwares de segurança e atualize-os com frequência.

  • Nunca clique em nenhum link que pareça suspeito, não importa se ele foi enviado por e-mail, SMS, WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer outro meio.

  • Anexos também não devem ser abertos se você estiver com dúvida sobre o seu conteúdo. Se receber algo assim de um amigo ou parente, o melhor a fazer é entrar em contato com ele para saber se realmente foi ele quem o envio, e se é seguro.

Para mais informações ou até mesmo fazer uma cotação de nossas soluções, envie um e-mail para comercial@totalware.com.br ou ligue para (11) 5583-8400.


Escrito por: Hindayá Souza

0 visualização

Totalware Sistemas e Redes Ltda. - Rua Dr. Samuel Porto 351 - cj 53 - Saúde - SP - CEP 04054-010 - Tel: (11) 5583-8400

  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram - White Circle
  • Branca Ícone LinkedIn